Pular para o conteúdo principal

O mundo


PS: Era pra ser um texto de ano novo. E esse texto faz parte do Caderno Amarelo, isso é só uma prévia. 


E em menos de um segundo, o mundo explodiu, se fez em 365 pedaços, peças. 365 mistérios. Já não somos mais os mesmos,  a explosão apagou um passado, registros, e virou a página do livro da vida, para que possamos escrever uma historia diferente, melhor, nos foi dada uma nova chance. A explosão separou pessoas, e uniu outras. O mundo explodiu e temos o dever de reconstruí-lo, mas ai entra o mistério, não sabemos onde cada pedaço estava antes, mas quanto a isso não devemos nos preocupar cada fragmento se encaixa a outro de uma forma inexplicável.

Uma peça a cada amanhecer é, foi, e sempre será, a regra do mundo. Uma vez colocada no lugar, não tem mais volta, não pode ser trocada, alocada, retirada de seu lugar e isso tem que ser aceito por nós. Um presente, presente.


O mundo é um quebra-cabeça e sua montagem é uma arte, uma dança, um ciclo, pra lá de vicioso. E sempre queremos bis, rever a obra, refazer a dança, reviver o ciclo, mas nunca a obra é vista como pela primeira vez ela mudou, é outra, virou obra aleatória, nunca a dança é feita como na primeira vez, dança sem noção e nunca o ciclo é repetido como antes a final já conhecemos as etapas, cada fase e cada estágio.

É permitido planejar a montagem, mas não é garantido o êxito do planejamento, de sete em sete peças, trinta em trinta como quiser. É permitido juntar peças com outras pessoas, unir peças em um só quebra cabeça.

Por hora, montar a coisa toda não faz sentido, não tem um propósito, muitos desistem, outros montam por montar, sem saber que fim terá, que aspecto a obra terá. As vezes algumas peças vão parecer desagradáveis de serem alocadas nos seus lugares. Outra característica do cabeça, inconstância. Cada pedaço traz consigo um mistério que a ciência até hoje não conseguiu explicar. Um dia incrível ou mesmo o inicio de um teste da vida, sem um objetivo concreto. 

Mas acima de tudo, quando o mundo explode, o contador zera, uma nova chance nos é dada. Não para fazer tudo igual como antes, mas sim pra fazer diferente, melhor. Daí o mistério, daí o desconhecimento dos encaixes. O mundo - e a vida - é uma caixinha de surpresa. 


Onde eu li isso? Talvez a experiência de 18 quebra-cabeças montados, não sei, mas esse quebra cabeça tem um manual e o que ele diz é somente:


Para montar basta viver...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Camaradas insanidade e loucura

Ultimamente tenho acompanhado  –  e vivido  –  histórias de amor ao meu redor. Ocorre que de cinco dessas histórias nenhuma acabou em final feliz  –  por enquanto  – . Ocorre que sempre ouço a parte envolvida dizer "não consigo falar pra ela?" ou "como eu faço pra falar pra ela" e coisas do tipo. De fato falar pra amada ou amado o que você sente é de gelar qualquer um e deixar o coração a sair pela boca.  Hoje existem as mais diversas ferramentas sociais para se falar o que sente o que torna a coisa muito mais fácil e ágil, mas nada se compara ao olho no olho e palavras sinceras ditas no ato, o que para alguns é extremamente difícil. Muitas vezes isso não ocorre por falta de oportunidades, e às vezes temos que recorrer aos bate-papos da vida. Conheço pessoas (infortunas) que se apaixonaram por pessoas já comprometidas, outras que a amada só namora algo se o pretendente for aprovado pelo aval da "sogra"  –  isso é a vida meus caros  –  e conheço 

O Aurélio e o pai dos burros

Nesses dias comecei a ler um livro novo, por vez esse é abarrotado dos mais complicados vocábulos populares de difícil significado. Tive de recorrer ao dicionário, sim fui atrás do pai dos burros e enquanto procurava o significado das palavras veio-me a cabeça uma centelha de um futuro texto. Tudo começou, os sumérios com, a escrita cuneiforme, por volta de 2600 a.C. na antiga Mesopotâmia, produziram um quase dicionário que falava de profissões e divindades, um dicionário unilíngue. No século I d.C. os gregos com os léxicons que catalogava palavras do próprio grego e seus respectivos uso. Com o advento do Renascimento veio o verdadeiro dicionário – como esse que conhecemos hoje – feito por Ambrogio Calepino (c. 1435-1510) que foi publicado em 1502, tratava-se de um volume bilíngue latim-italiano. O livro ficou tão famoso na época que o termo calepino virou sinônimo de "dicionário" – metonímia – da mesma forma que ocorre com o Aurélio hoje no Brasil. Depois da bre

Viver, a maior das inspirações

O cursor o encarava pulsando, em um tom de clemencia. Inerte e vivo. Alegre por em fim ter algo sobre o que escrever, depois de um longo regime de compor, tinha vários assuntos na cabeça, sobre os quais escrever. Um tanto embaraçados, como um fone de ouvido no bolso de um jeans qualquer. Logo o sujeito começou a digitar algumas linhas, por um momento sentiu que a coisa iria fluir, porem esse pensamento foi varrido da sua cabeça quando as ideias, em um turbilhão, não conseguiram se arrumar de forma lógica para dar um certo sentido ao texto. Ele culpava o regime por levar dele o dom de escrever sem recursos maiores. Não sabia o que fazer, quando sua consciência, buscando- o ajudar, evocou uma frase. "Ofereça algo a seu gênio" e era isso o que ele faria. Café, boa música, dança livros e sol. Depois de algumas faixas ele voltou para o seu computador e tornou a escrever, porem não o bastante para render um texto. A guerra estava perdida. Fechou o navegador, desligou o compu