
Ao terminar e publicar A Revolução dos Bichos, Orwell foi bastante procurado, o que o deixou incomodado, pois as pessoas vinham com propostas e pedidos dos mais diversos tipos.
A temática da A Revolução dos Bichos é muito semelhante a do romance 1984, inclusive recomenda-se ler ele antes do 1984 para entender melhor o autor e a historia de 1984. Apesar de ter um teor lúdico, o livro traz consigo criticas e sátiras a comportamentos e valores da sociedade da época, que ainda são validas para os dias de hoje.
Publicado no Brasil pela editora Cia. Das Letras, com cerca de 150 páginas o livro tem um preço entre 18 e 27 reais, sem contar com preço de frete no caso de compras pela internet.
Tudo se passa na Granja dos Solares, onde Jones ocupa-se com os afazeres da fazenda. Os bichos ali vivem como bichos de uma granja qualquer. Em certo dia Major, um porco, convoca todos os bichos para contar-lhes um sonho que ele teve, e o fez. Na reunião ele falou da atual situação dos bichos que os sofrem na mão dos humanos. Ao fim do discurso de Major os bichos cantam uma canção "Bichos da Inglaterra" por seguinte bichos recolhem-se para seus aposentos e na manhã do dia seguinte encontram Major morto.
Após isso Sr. Jones passa a ter um desleixo com os bichos, e esses sofrem com a fome e a sede por conta da ausência de cuidados. Vendo-se nessa situação os bichos inicia uma Revolução, uma coisa que major deixou claro porem inexplícito. Eles partiram com a intenção da comida e acabaram por expulsar os humanos, espantados, da Granja que a partir dali chamava-se Granja dos Bichos.
Os bichos festejaram, porem era preciso ter alguém no controle para melhor organizar a granja, essa tarefa foi atribuída aos porcos: Napoleão e Bola-de-Neve. Apesar de todas as dificuldades os bichos elaboraram os 10 mandamentos dos bichos, que ditava o que os bichos deviam e não deviam fazer para com outros bichos e fizeram as atividades da granja com uma maestria incomparável. E um dos maiores conflitos das histórias emana da divergência entre Napoleão e Bola-de-Neve, que ao propor a criação de um moinho de vento para moer os grãos, gerar energia e outras coisas mais, é alvo de uma armação de Napoleão. Que instala um regime praticamente de ditadura dentro da granja apesar de ser contra os mandamentos dos bichos.
Comentários
Postar um comentário